Itália 2010 - Veneza

Veneza foi a última cidade da mini tour que fizemos por Itália...
Mais uma vez, fomos de comboio. Desde Florença, em pouco mais de 2 horas lá estavamos nós!
E ao chegar, este foi o cenário...
No início foi mesmo muito estranho olhar e ver que em vez de estradas tinhamos água e em vez de autocarros tinhamos barcos!!
A primeira impressão é um pouco estranha, porque é um cenário completamente diferente do que estamos habituados,, parece que entramos num universo à parte, mas depressa nos começamos a entranhar nesta realidade diferente!
Olhando à nossa volta parece que estamos a fazer uma viagem no tempo e só nos faltam mesmos os trajes da época, porque todos os edifícios parece que estagnaram no tempo!!


 
O que estraga o cenário todo são mesmo os preços...
Aliás, toda a cidade é caríssma, nomeadamente os "vaporettos" (que são tipo os autocarros aquaticos) - se fizerem zoom na foto abaixo pode ser que consigam ver o tarifário, reparem que as bagagens também pagam bilhete!! O alojamento também é super caro daí que o nosso truque foi sair de Florença de manhã cedo, para assim não termos de pagar mais uma noite em Veneza!















Mas Veneza é uma cidade única... acho que ou se ama ou se odeia...
Na realidade, tudo parecem prédios e pontos velhas e cair ou a afundar-se, mas ao mesmo tempo a cidade tem um charme inexplicável!!
E ao contrário do que já tinhamos ouvido falar... não, não cheira mal! A cidade não cheira a esgoto!
É claro que sendo uma cidade construída sobre a água, cheira a água, como se estivessemos à beira de um rio que obviamente cheira a maresia, mas daí a cheirar a esgoto... está bem longe!!















A ponte do Rialto é a principal ponte de Veneza e uma das principais atracções turísticas, que durante muito tempo foi a única passagem entre as margens do Grande Canal. Ao lado tem o mercado do Rialto, com os mais tradicionais produtos da cidade.



As ruas são labirinticas, como já tinha ouvido e lido muitas vezes, por isso confirma-se!!
E impossível alguém não se perder, pelo menos uma vez! Não adianta andarmos de mapa na mão, porque na verdade a qualquer momento podemos virar numa rua em que depressa nos apercebemos que é um beco sem saída, ou que então vai dar a mais um dos inumeros canais da cidade... por isso, esqueçam o mapa e vão à descoberta da cidade ;)




Já na Piazza San Marco vemos a multidão reunida, é quase o centro da cidade, onde podemos ver algumas das principais atracções turísticas de Veneza, a Basílica de São Marco, o palácio de Ducale, a ponte dos suspiros e onde também se podem apanhar as famosas Gôndolas.





É incrivel como se podem ver vestígios da lenta destruíção da cidade (diga-se, a cidade aos pontos se está a afundar), porque literalmente foi construída em cima de água, e as estacas e fundações que sustentam a cidade aos poucos têm vindo a deteriorar-se...
Aqui vê-se um exemplo da água que invade a praça de São Marco, que propositamente tem uns buracos no chão para fazer escoar a água quando a maré sobe ou desce, ou quando há cheias...
A consequência pode ver-se dentro da Basilica - o chão todo ondulado revela que há parte que têm vindo a abater...






As famosas Gôndolas por entre os canais que contornam toda a cidade!







Mais um exemplo de que a cidade aos pontos está a ir abaixo... Vêm como a torre está toda torta??











As ruas são tão labirinticas e apertadas que há algumas em que nem sequer conseguimos abrir os braços sem tocar nas duas paredes de cada lado!




No entanto, é uma cidade tão particular que em cada esquina podemos encontrar cenários destes que parecem tirados de um filme ou de um livro... não parecem reais... é mágico!!



E para não pensarem que Veneza é um caso à parte e quase não parece pertencer a Itália... desenganem-se!! Cá está o geladinho para o provar!!
Que delícia!!! ;)



Ao chegar à ponto Rialto, começamos a ver cada vez mais Gôndolas juntas... como os carros num parque de estacionamento!!






Por toda a cidade há pormenores que nos chamam a atenção, uma janela, uma ponte, mais um canal por entre as ruas labirinticas e os estendais entre os prédios são um exemplo disso!

Em altenativa às Gôndolas que são caríssimas há sempre a opção dos Traguettos que são uma espécie de Gôndola mas que apenas atravessam as margens de um canal! Custam 50 cêntimos e servem para se passarm de um lado ao outro, sem que tenhamos de dar uma volta enorme para encontrar uma ponte para atravessar! É um trajecto tão curto que há quem nem sequer se sente! Vão em pé na mini Gôndola a ler o jornal!!











A vista do Campanário da Praça de São Marco tem uma vista sobre toda a cidade deslumbrante... Ninguém diria que neste emaranhado de casas há água, mas é verdade.... Tudo isto construído sobre a água...








A cúpula da Basilica e a praça vistas de cima parecem uma maquete de tão pequenas que parecem...












A ponte dos suspiros é outra das imagens de marca de Veneza. Diz a lenda que esta ponte onde os prisioneiros davam o sue último suspiro de liberdade antes de serem presos para o resto da vida...
Hoje em dia, a lenda é bem mais romântica que diz que se um casal se beijar debaixo da ponte vai ficar apaixonado para o resto da vida...




Encontrar um restaurante em Veneza não é difícil... Encontrar um restaurante em conta já não é a mesma história... Tudo em Veneza é inflaccionado, é uma coisa impressionante! Mas até tivemos sorte! Um dos jantares foi no Hard Rock porque queriamos ver um dos jogos da selecção nacional para o Mundial... Empatámos, como não podia deixar de ser, mas o jantar até correu bem!
Na noite seguinte, encontrámos um restaurante super simpático numa esquina e com preços mais ou menos razoáveis e onde comi uma lasanha de pesto Divinal!!







O cenário à noite ainda se torna mais mágico, porque por entre as ruas só conseguimos ver luzinhas e onde não se vê ninguém... parece uma cidade fantasma com um mistério em cada esquina...


A ponte Rialto à noite é sempre o palco de fotos românticas... :)



Uma das praças onde "estacionam" as Gôndolas está sempre cheia de turistas à espera...
Nós também queriamos andar... tinha de ser!!
Mas como estava tanta gente à espera deixámos para mais tarde!






Pormenores das colunas da Basílica.


Mais uma torre tão inclinada que parece que a cada momento vai tombar!!
z

Os legumes e frutas no mercado do Rialto têm sempre um aspecto fresco e delicioso! ;)



Esta é a unica ponte em Veneza que não tem protecção de lado, por isso, cuidadinho ao atravessar o canal!! ;)

Recantos...





E cá estamos nós na Gôndola!
O preço é de facto um absurdo! Se andarem sozinhos pode variar entre os 80€ e os 100€ por Gôndola! Por isso, cravamos um casal que também estava interessado e assim pudemos dividir o preço pelos 4. Fica mais em conta!
O passeio em si dura cerca de 30-40 minutos, mas eu acho que me iria arrepender se não o fizesse...
Cruzamos os canais por entre ruas super escondidas, e podemos ver a cidade numa prespectiva bastante diferente! Vale a pena!!





No regresso ainda demos com um set de gravações cinematoráfica!
Mais tarde calculámos que fosse para o filme com a Angelina Jolie e o Jonny Deep - The Tourist que estreou uns meses depois da nossa viagem!

Já de regresso... :(



Arrivederci Veneza...
Arrivederci Itália...


0 comentários:

Enviar um comentário