Itália foi o destino escolhido para a comemoração do nosso 2º aniversário de casamento.
E nada melhor que uma "tour" pelas 3 principais cidades italianas... A primeira foi como não podia deixar de ser, a capital, ROMA!
Uma cidade repleta de história onde não é preciso saber grande coisa sobre o império romano para apreciar a beleza e riqueza histórica da cidade!
E a viagem começa pela Piazza Navona, uma das principais e mais visitadas praças de roma. A sua forma parece um antigo estádio olímpico romano, mas no centro estão duas das muitas fontes conhecidas da cidade. À noite é um centro onde se reunem centenas de italianos e turistas. Entre os espectáculos de rua e as fotos tiradas junto das fontes, é um bonito sitio para se começar a visita!
Vamos então conhecer o resto...
A Fontana di Neptuno!
Fontana dei Quattro Fiumi (Fonte dos 4 rios)
O nosso primeiro jantar, que mais podia ser? Pizza claro!!!
E os italianos pões poucos ingredientes nas pizzas o que faz com com que os sabores não se misturem e possamos apreciar cada um individualmente... Uma delícia!!!
Este é o Campo di Fiore, uma praça em que de dia é um mercado onde se vendem as mais variadas coisas, desde frutas, legumes, roupa, pastas, e claro, conforme o nome indica... flores!!
À noite, a praça transforma-se num local noturno onde se concentram vários turistas para jantar, mas também muitos jovens italianos para socializar e claro, também beber!
Nós optámos por uma versão mais soft, preferimos sentar-nos a comer um (dos muitos que comemos) gelatto!
À noite, já a caminho do hotel deu para tirar esta foto à cidade do Vaticano... ao fundo a Basílica de S. Pedro
No 2º dia, antes de sairmos pela cidade, tomámos um pequeno-almoço reforçado para aguentar as muitas horas de caminhada e filas para museus que vinham pela frente!
Depois da visita ao museu fomos mais uma vez tentar visitar a basílica, esperando que já estivesse aberta!
E estava :)
O corripío de gente de um lado para o outro, principalmente padres e freira, é uma coisa impressionante!
Nunca vi tantos padres e freiras juntos!!!
A quantidade de gente nas filas à espera é uma coisa que em cidade nenhuma eu tinha visto! Quase que dava a volta à praça! Inclusivé nós, que passamos quase 1h na fila para entrar! Apanhei um escaldão nesse dia... Por isso aqui fica um conselho: Protector Solar!!! Não esqueçam!
Optámos por, no primeiro dia ir ao Vaticano, logo pela manhá para evitar as filas. Mas o plano saiu furado! Naquela manhã ia haver uma missa ou uma conferência qualquer ao ar livre e a basílica estava fechada!
Como só abria à tarde, fomos ao museu do Vaticano, onde nos deparámos com esta fila!!!
Mas até passou rápido, entre fotos e telefonemas para casa, a meia hora que passamos à espera nem pareceu assim tanto. Também àquela hora ainda estava sombra, por isso até nem foi mau de todo!
Já lá dentro, a recompensa da fila de espera vale mesmo a pena!
O tecto da Capela Sistina é simplemente deslumbrante com os frescos de Michaelangelo no centro da Capela.
O Museu do Vaticano é enorme e o seu hispólio é incalculável, mas o aglomarado de gente concentra-se principalmente aqui onde toda a gente fica algum tempo a apreciar esta obra de arte!
À saída do museu estava esta escada em caracol, muito curisosas, uma vez que são duas espirais uma dentro da outra, sem nunca se interceptarem!
Depois da visita ao museu fomos mais uma vez tentar visitar a basílica, esperando que já estivesse aberta!
E estava :)
O corripío de gente de um lado para o outro, principalmente padres e freira, é uma coisa impressionante!
Nunca vi tantos padres e freiras juntos!!!
A quantidade de gente nas filas à espera é uma coisa que em cidade nenhuma eu tinha visto! Quase que dava a volta à praça! Inclusivé nós, que passamos quase 1h na fila para entrar! Apanhei um escaldão nesse dia... Por isso aqui fica um conselho: Protector Solar!!! Não esqueçam!
A janelinha do papa...
A Cúpula da Basílica de São Pedro, e a Catedral também com é obvio, são impressionantes!
A dimensão... o estado de conservção... a luz... o silêncio...
Ah! Outra dica... Por toda a Itália, tenham cuidado no que vestem quando vão visitar catedrais ou igrejas, porque em sitios como estes não se pode entrar de chinelos ou calções ou ombros à mostra!Por isso, tragam com vocês um lencinho ou alguma coisa que possam por pelas costas para não terem de comprar umas calças ou um casaco de papel para poderem entrar nas catedrais! Fica o aviso!
Tinhamos de subir à Cúpula, mas atenção aos cardíacos, grávidas ou outros... não há elevadores! São 400 e muitos degraus bastante íngremes!!
Chegámos lá acima mesmo sem fôlego, mas depois de olharmos à volta vemos que vale mesmo a pena! A paisagem é de cortar a respiração!!
Parece uma imagem de postal não é?
Mas não!! É mesmo a vista lá de cima!!! Impressionante!!
Já cá em baixo, fomos visitar a catedral, é tão imponente... e reporta-nos para o cenário do Anjos e Demónios! Muito fixe!
A famosa Pietá de Michelangelo... Uma obra prima!!
Mudando de cenário... as famosas escadarias da Piazza de Spagna. Famosas pelos desfiles de moda que se realizam aqui. Está sempre cheia de gente, ainda mais em dias de verão em que o calor nos dá vontade de molhar os pés na fonte que há no fundo das escadarias! Um local marcante em Roma!!
Mas mais marcante talvez seja o próximo local: Fontana di Trevi! Conta o mito que devemos lançar uma moeda de costas para a fonte e pedir um desejo!
Fiquei surpresa não com o tamanho da fonte (já tenho lido em vários sitios que as pessoas ficaram espantadas porque pensavam que a fonte era mais pequena), mas sim com o pouco espaço que sobre à volta da fonte... A fonte está rodeada de edificios que faz com que pareça que a fonte foi colocada propositamente naquele cruzamento de ruas não sobrando espaço nenhum à volta! Além disso, com a quantidade de turistas sempre presentes, o espaço parece ainda mais pequeno!
Depois dos desejos pedidos e das 1000 fotos tiradas, tinhamos recuperar as energias com um gelado, não é?
De seguida, rumo ao Panteão...
É talvez o monumento mais antigo em Roma e que ainda existe!
Os restos mortais de figuras como Rafael e alguns antigos reis italianos estão lá para serem visitados.
A cúpula tem no topo um óculo a céu aberto com 8 metros de diâmetro que dá ao edifício uma identidade única!
Espalhado pela cidade estão estes pequenos "parques" de vespas e scooters...
Não sei como alguém que deixe aqui a sua consegue descobri-la quando quiser regressar a casa!!!
Os carabinieri... imagem de marca da policia italiana... à cáça da máfia italiana (ou serão eles próprios os mafiosos?)
Ao jantar... mais umas iguarias de fazer crescer água na boca! Um brusketa e uma pasta com molho pesto... huuuuummmm!
No dia seguinte o destino foi rumar ao Coliseu!
Fomos de autocarro, mas na paragem apanhamos este carrinho... um Fiat super antigo!!
E cá estamos nós...
Parece um cenário montado não é?!
Impressionante como uma cidade consegue reunir a modernidade com a história que a caracteriza...
É um pouco estranho sentir todo o movimento de uma cidade, com o barulho dos motores, a correria das pessoas para irem para o trabalho, e passarem ao lado, sem sequer lhe dar muita importância, de um monumento com quase 2000 anos de história!
O arco de constantino!
E o interior do coliseu... pareciamos estar dentro do Filme O Gladiador!!!
Ao fundo, o Palatino!
Um museu ao ar livre onde, segundo a tradição, se diz que foi o local da primeira fundação de Roma.
Dentro do museu podemos ver ruínas que datam do Paleolítico...
Parecem autenticas ruínas e estarem completamente abandonadas, mas também são restos e edifícios com milhares de anos, claro que nunca vão poder parecer novos!!
ITÁLIA!
Impressionante como em cada "esquina" se encontram restos de história espalhados por toda a parte...
Dizem que a rede de metro da cidada não é muito abrangente porque cada vez que começam a escava para abrir novas linhas descobre cenários como este...
Estátua "Boca de la Veritá", ou seja, Boca da Verdade
Na realidade, era uma tampa de esgoto da idade romana, mas na idade média, diz o mito que era usada pelos maridos quando desconfiavam da fidelidade das suas mulheres. Elas eram obrigadas a colocar a mão dentro da estátua e se a mulher dissesse alguma mentira, a "boca da estátua" fechava castigando quem não contasse verdade!
No século XXI é apenas uma atracção turistica, bastante refundida por sinal, porque só encontramos esta estátua muito por acaso!
Uma moedinha de 0.50€ e dá para tirar uma foto! ;)
Trastevere é um bairro mais alternativo, famoso pelo seu movimento nocturo!
Espectáculos de rua, bares e restaurantes e um movimento que faz lembrar o Bairro Alto...
E claro que tinhamos de ir experimentar não é?
Foi lá que jantamos quando fizemos 2 anos de casados!!!
A ocasião pedia um vinho como é obvio! Chianti é um vinho tipicamente italiano! Tinhamos que provar (apesar de não ter ficado fã...)
Spaghetti alla bolognese!
E um Tiramisú... hummmm
No último dia ainda deu tempo de manhá para ir dar uma voltinha ao um jardim um pouco mais a norte do centro - Villa Borghese!
Um espaço verde em que as mamãs vêm passear os seus bebés e o pessoal vai fazer jogging ou andar de bicicleta! Deu para relaxar um bocadinho!
Como disse antes, o Campo di Fiore durante o dia é um mercado onde podem encontrar artigos tipicamente italianos, como estas pastas!!
Para a despedida e antes de partirmos o próximo destino, tinhamos de nos despedir em grande!!!
Brusketa com mozzarela e tomate... tão bom!!!
Pizza, claro!!
0 comentários:
Enviar um comentário